vinte anos

Dezembro 20, 2009 at 4:34 pm (história, histórias, música, pensamentos, tristeza, video) (, , , , )

Estes dias, há exactamente vinte anos, produzia-se na Roménia uma revolução terrível, sangrenta, demasiado sangrenta para o século XX. Caiu assim o regime comunista, duma maneira extremamente violenta, com  o sacrifício de centenas de pessoas inocentes, cujas famílias nunca saberão a verdade sobre as circunstâncias da morte das pessoas queridas. Uma revolução mal explicada, provocada por forças exteriores ou não, nunca vamos saber… Um abalo que mandou abaixo tudo à nossa volta, trazendo nas nossas vida uma realidade sobre a qual não sabíamos nada: a democracia.

Vinte anos de tentativas de crescermos, de esquecermos a humilhação e a pobreza, a censura, a fome e, sobretudo, o MEDO. A minha geração (e não só) cresceu numa realidade escura e fria, cheia de medo (medo de falar, de escrever, de ouvir certas coisas, medo de pensar). Tivemos que resistir à lavagem cerebral dos comunistas, tivemos que procurar sozinhos a cultura, o bom senso, tivemos que aprender sozinhos a liberdade.

Tentativas mais ou menos falhadas… nem sei! Sobrevivemos fisicamente, mas vamos levar provavelmente muito, muito tempo para voltarmos a ser pessoas sem medo e sem complexos…

Anúncios

2 comentários

  1. Ricardo B. Motta said,

    Clarisa, que post duro e emocionante. Entendo o processo de libertação, externo ou interno, da mesma forma. É preciso coragem para buscar o bom caminho, senso crítico para analisar nossas atitudes e a superação do medo em relação ao desconhecido. Quando ele é externo, culpamos o “outro”. Quando ele é interno, como nos registros geradores de complexos, é difícil trabalhar nossas angústias sem encontrar um culpado. Mas é preciso, se desejamos ver a felicidade reinar. Desejo ao povo romeno muita força e luz neste Natal. E a você em dobro: a ponte que cria entre nossas culturas é bela, cheia de vida e revitalizante, parabéns!

  2. coreamor said,

    obrigada, Ricardo!!! escrevi estas linhas mais para mim… já foram ditas tantas coisas sobre este assunto! em vão! as eleições na roménia, este ano, foram vergonhosas, não houve escolha pura e simplesmente… é uma vergonha! estou triste e a esperança no me país está a ser substituída pela renúncia, infelizmente.
    no nosso caso houve medo de fora e de dentro, todos os tipos de medo…
    obrigada, obrigada, feliz Natal!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: