sementes cubanas

Janeiro 6, 2009 at 9:45 pm (artesanato, bijutaria, criação, história, histórias, manualidades, música, video) (, , , , )

Vêm da Cuba, o “reino” do Che Guevara. Estas sementes faziam parte dum colar que uma amiga trouxe de lá, há alguns anos.

Um dia destes, sem querer, estraguei o colar e as sementes espalharam-se pelo chão. Se fosse chão de terra, podiam crescer imediatamente plantinhas de melancia, feijão e Deus sabe que mais… Iriam crescer num minuto como as outras plantas num mês, iriam partir o tecto num instante, iriam afastar os ramos dos pinheiros por cima da casa, para chegarem ao céu e perderem-se lá, em cima.

seeds-set

Felizmente, não tenho chão de terra dentro da casa, portanto todo este cenário fica fictício.

Apanhei as sementes do chão e, faltando-me a paciência de refazer o colar (que provavelmente uma criança cheia de fome fez à luz da vela lá, na Cuba) decidi aproveitar as sementes para os meus trabalhos. Confesso que me senti inspirada!

seeds-ring2

Além da dimensão metafórica das sementes, para mim têm uma carga sentimental e energética que só as coisas ligadas directamente à terra têm. É por isso que gosto muito deste conjunto, que fica entre os meus grandes favoritos.

seeds-pendant

E, como não posso falar da Cuba sem recordar a linda música de lá e sem ter à frente dos olhos o rosto do Che Guevara, apresento-vos uma das minhas canções favoritas: Hasta siempre, comandante. Sou tudo menos comunista, mas esta canção está colada ao meu coração. Lembra-me duma altura feliz da minha vida, quando eu e a minha amiga Claudia (com que dividia uma casa em Lisboa) cantávamos e dançávamos como loucas ao som de músicas revolucionárias 🙂

6 comentários

  1. honeybunny said,

    ce din alta lume par inelul si medalionul.. si cand asculti si muzica din videoclip, esti langa ele, departe de tot ce e real acum..

  2. coreamor said,

    da, asa ma simt si eu. incerc sa redau ceea ce imi evoca fiecare lucru, nu sunt asocieri fortate. asa ma plimb eu stand pe loc 🙂 calatoresc in jurul lumii…

  3. Adriana said,

    O anel e o colar associam-se maravilhosamente à música… Lindo, original, quase irreal!!! Parabéns! Continua a fazer-nos sonhar e viajar! Beijinhos

  4. coreamor said,

    obrigada, amiga, gosto muito de vos fazer viajar e sonhar!

  5. feeria said,

    Ai descoperit o modalitate excelenta de a promova bijuteriile. Nu sunt simple accesorii, au o poveste a lor sau poate promit nasterea unei anumite povesti.
    In vara am dat peste un blog de prezentare a unor bijuterii hand-made, foarte fainute. Lemn, ceramica, cuarturi. Insa erau pur si simplu puse acolo, aici e mult mai mult (bine, este si un coltisor personal, din cate am putut intui).
    Muzica este superba!

  6. coreamor said,

    @feeria, nu eu am descoperit modalitatea, trebuie sa fiu cinstita! dar ai dreptate, e si un colt personal si mi se pare normal sa integrez cumva ceea ce fac in viata mea, in ceea ce sunt. sunt legate toate intre ele.
    iti multumesc pentru aprecieri! 😉

Deixe uma Resposta

