viagem à minha terra

Novembro 11, 2008 at 2:45 pm (história, música, nostalgia, viagem, video) (, , , )

Neste momento já estou longe. O avião levou-me à minha terra.

peisaj-padure

Eu nasci num sítio onde se juntam o Oriente com o Ocidente, o grandioso com o simples, o antiquado com o moderno, o sublime com o ridículo, o riquíssimo com o paupérrimo. Um sítio que, há séculos, os grandes impérios escolhem como campo de luta das suas ambições, das suas guerras. Uma terra sempre a defender-se, nunca a tentar roubar o país dos outros.

iarna

Herdámos o feitio apaixonado dos latinos, a dignidade dos Dácios, cujo rei, o grande Decebal, se suicidou para não ficar prisoneiro dos Romanos, para não ver a sua última fortaleza a cair; herdámos a tradição popular absolutamente fantástica da zona balcânica e também dos lados da Hungria, trabalhámos esta tradição, a dar-lhe um brilho inconfundível;

Ficámos, inexplicavelmente, uma ilha de latinidade no meio de paises que falam línguas tão, tão diferentes.

Sempre que estou lá, revejo o bom e o mau, o branco e o preto, o cor-de-rosa e o cinzento.

É uma amalgama que amo, em que corre o meu sangue também. Um sítio em que escolhi não ficar, mas longe do qual não consigo manter-me.

Surpreendi-vos?

9 comentários

  1. carmen said,

    por acaso sim… 🙂

  2. Vânia said,

    por acaso não, mas deste-me uma enorme vontade de viajar até aí!!!
    Beijinhos e boas férias 😉

  3. renatabatata said,

    “Um sítio em que escolhi não ficar, mas longe do qual não consigo manter-me.”
    Eu sei como é isso…
    Beijinhos!

  4. coreamor said,

    e cada vez mais pessoas sabem o que é isso… infelizmente.

  5. honeybunny said,

    doamne, cum suna… mi-au dat lacrimile..

  6. coreamor said,

    honeybunny, percebes português ou gostaste da música só?
    da, suna dumnezeieste omul ala. poate-l cunoastem la venisaj 🙂 o sa-mi aduc pix si hartie.

  7. honeybunny said,

    portugheza nu inteleg, decat asa, intuitiv, ca pe o limba inrudita de departe 🙂 dar muzica asta imi place la nebunie 🙂

  8. coreamor said,

    deves perceber algum português… toda gente viu “escrava isaura” na roménia :))

  9. honeybunny said,

    hehe..eram foarte mica 🙂 dar tot inteleg…desi de scris..n-am nici o idee..:)

Deixe uma Resposta

